sábado, 1 de setembro de 2018

A tecnologia na Educação.

O grande avanço da tecnologia tem ajudado os vários segmentos de negócios, além da sociedade em geral. Hoje é difícil conseguir viver sem tecnologia, pois facilita a nossa vida, além de te dar as respostas para todas as suas "dúvidas e questionamentos" em segundos.

Mas será que ajuda na educação? 

As crianças de hoje, antes de começar a frequentar a escola já utilizam a tecnologia, para jogar e assistir desenhos, assim acabam deixando de interagir com outras crianças e até mesmo com a família. Quando chegam na escola, não estão acostumados a ficar sem o aparelho celular, querem o tempo todo está utilizando, mas, tem escolas que ainda não utilizam e acabam excluindo o aluno ou então proibindo o uso. As escolas não devem excluir a tecnologia do dia a dia, pois os alunos podem até perder o interesse em estudar, mas sim saber utilizar a favor do aprendizado e do desenvolvimento do aluno.

A tecnologia é muito importante e útil na sala de aula, podemos utilizar os livros em conjunto com os aparelhos celulares colocando para fazer pesquisa, comparar com as informações do livros, sempre compartilhando essas informações entre todos da turma.

De forma alguma se deve excluir a tecnologia da escola, pois ela pode agregar muitos conhecimentos aos alunos de uma forma rápida e "atualizada", devemos sempre prestar atenção nos sites utilizados pelas crianças e se são sites confiáveis para pesquisa.


Diga não a exclusão da tecnologia na escola!

O uso consciente e inteligente da tecnologia só ajuda no aprendizado para todos. 

10 comentários:

  1. Olá Diego,
    É isso e muito mais, a escola precisa incorporar essas tecnologias na dimensão da produção do conhecimento e não apenas para pesquisa, ou para o consumo de informações. Este é o primeiro passo, precisamos ir além dele, analisando, refletindo, criticando, cocriando, só assim formaremos sujeitos com condições de enfrentar a complexidade do mundo em que vivemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, estarei realizando pesquisas e me aprofundando no assunto.

      Excluir
  2. Usar a tecnologia em sala de aula, porque os alunos já vem com ela de casa?! Os profissionais que lidarão com essa tecnologia e essas crianças estão preparados? A escola esta preparada? Seria somente colocar a tecnologia à disposição ou seria preciso inserir todos os envolvidos e a tecnologia no seu dia a dia, fazer um "link" com as realidades de cada um?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei antes os aluno já vem utilizando essa tecnologia de casa, então eles querem usar na escola. Como educadores precisamos inserir no planejamento anual da escola o uso da tecnologia de forma que seja utilizada a favor do aprendizado. Precisamos lembrar que todos são diferentes e possui instrução diferente.

      Excluir
  3. Creio que o uso da rede possui a POSSIBILIDADE de agregar muitos valores para a educação, no entanto, é necesário uma visão bem crítica com relação a esse uso, de modo a torná-lo construtivo afim de torna as pessoas mais criticas e atentas as desmazelas sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Os educadores devem fazer o planejamento anual pensando o uso da tecnologia sempre a favor da educação.

      Excluir
  4. Oi Diego,
    Acredito que para se incorporar essa tecnologia em sala de aula, deve em primeiro lugar os pais interceder, mostrando a importância da conscientização do uso da mesma.Importante, o uso da mesma para agregar conhecimentos, e partilhar entre ambos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O planejamento anual tem que incluir as informações do uso da tecnologia e disponibilizar para os pais, pois temos que ter o cuidado na utilização. Mas precisamos incluir a tecnologia de uma forma responsável.

      Excluir
  5. Temos que visar também a formação do docente e de que forma ele vai utilizar a tecnologia. Vejo que a tecnologia, atualmente, está sendo utilizada para informatizar o processo de ensino atual e não está sendo utilizada para construção de conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, temos que renovar o currículo das graduações dos docentes, para fazer uma atualização na grade curricular, pensando um pouco mais nos dias de hoje.

      Excluir